quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Relacionamento Interpessoal e Gestão e Animação de Grupos

Actividade de Animação de um Grupo em Formação

A actividade de animação de um grupo em formação que eu proponho é o seguinte:
- Tema: Funcionamento de um motor turbofan;
- Objectivos: No final da actividade, os formandos devem ficar aptos a:
- Descrever a constituição de um motor turbofan;
- Explicar o funcionamento interno de um motor turbofan, tendo em consideração:
- Os fluxos de ar;
- As variações de temperatura;
- As variações de pressão.
- Público-alvo: Curso de Formação de Sargentos, Mecânicos de Material Aéreo;
- Técnicas (a partir da tipologia de Paulsen):
- "One-online Technique" com consulta de Aplicações online;
- "Many-to-many Techniques", utilizando um simulador interactivo e fomentando a discussão em grupo.
- Materiais didáticos:
- Os formandos devem consultar obrigatoriamente o site
http://www.lerc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/aturbf.html, este site é interactivo tem que ser explorado.
- Os formandos devem consultar facultativamente o site
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_jato
- Cronograma:
- 1º dia; identificar os principais orgãos que constituem um motor turbofan;
- 2º dia; distinguir os fluxos de ar primário e secundário do motor turbofan;
- 3º dia; compreender como variam a temperatura e a pressão num motor turbofan;
- 4º dia; avaliar conhecimentos adquiridos, mediante a realização de uma actividade prática em simulador.
- Instruções para realizar a actividade:
- Formandos devem aceder obrigatoriamente ao site
http://www.lerc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/ngnsim.html, neste site efectuam as seguintes tarefas:
- Seleccionam o motor turbofan;
- Seleccionam para Output "Engine Performance":
- Colocam o Throttle a 50.019, altitude 2100-ft, speed-mph 379 e registam todos os valores;
- Avançam o Throttle para a posição máxima e voltam a registar todos os valores;
- Seguidamente devem comparar e comentar os valores obtidos nas duas experiências;
- Colocar no forum os resultados obtidos, para discussão com os outros formandos e com o formador.

Características pessoais que o formador online deve possuir

Ao pensar numa caracteristica pessoal que o formador online deve possuir, a minha eleita é a perspicácia.
Porquê a perspicácia? Nós temos cinco sentidos e cada sentido tem n formas de comunicar. Se o formador estiver na presença fisica do formando fácilmente se apercebe dessas formas de comunicação e intrepreta-as na hora respondendo da forma mais adequada ao momento. Se o formador estiver na presença virtual do formando não se apercebe dessas formas de comunicação e terá que saber ler muito bem nas entrelinhas, como se costuma dizer. Assim, o formador online tem que ser talentoso, tem que ter agudeza de espirito e tem que ser sagaz ou por outras palavras, tem que revelar perspicácia.

Estratégias pedagógicas que o formador online deve privilegiar

Quanto à estratégia pedagógica que o formador online deve previligiar, concordo com Sherry (1998) em que o professor se identifica com um orientador que apresenta modelos, faz mediações e colabora com outros profissionais. No entanto sou da opinião que o formador online tem que continuar a ser o especialista da área que lecciona, caso contrário perdem-se valores evidentes relacionados com a sabedoria e não é isso que se pretende com a formação. O formador online, no meu entender, deve primeiramente, na abordagem à matéria que lecciona, elaborar textos teóricos com referência às matérias a leccionar e facultá-los aos formandos, só depois deve de "vestir a pele" do moderador.

Competências Técnicas/Pedagógicas que o formador online deve adquirir

O formador online não deve ser o entendido apenas na matéria que vai leccionar, pois neste ambiente tem que dominar obrigatóriamente as novas tecnologias de informação/comunicação associadas à globalização, que quer queiramos ou não ela está a acontecer. Simultaneamente terá que saber, na área tecnológica também, tirar as dúvidas que possam existir aos formandos (embora as plataformas sejam bastante intuitivas, pode acontecer) para que estes fiquem dedicados às tarefas académicas. Claro que esta competência técnica por si só não basta, o formador online, como pessoa entendida na área que lecciona, terá a obrigação de a desenvolver com técnicas pedagógicas adequadas para que o formando possa evoluir academicamente de forma natural no seu percurso sem desmotivar, contribuindo desta forma para um baixo nivel de abandono por parte dos formandos.

Sem comentários: